Jornal Correio Popular Notícia

SAÚDE
Semusa orienta moradores sobre serviços oferecidos nas UBSs

Data da notícia: 2024-02-09 17:35:00
Foto: Assessoria/Divulgação
São 11 unidades no perímetro urbano e duas em áreas rurais

O Departamento da Atenção Básica (DAB) informa os serviços disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Sob administração da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), os atendimentos ocorrem em 11 pontos de atendimento no perímetro urbano e duas em áreas rurais (Distritos de Nova Colina e Nova Londrina).

Segundo a diretora do DAB, Kellen Nayara Cardoso, é comum que pessoas busquem os postos de saúde para procedimentos que não são oferecidos nas unidades. Ela enfatizou a importância de divulgar os serviços prestados para orientar a população sobre onde encontrar assistência médica adequada.

Nas UBSs, são disponibilizados serviços de exames, atendimentos e procedimentos de baixa complexidade. Os exames realizados incluem preventivo do colo uterino, teste rápido para sorologias (sífilis, HIV, hepatites B e C), teste do pezinho, teste rápido para Covid-19 e medição de glicemia capilar.

Os atendimentos englobam pré-natal, puericultura, consulta médica com clínico geral, monitoramento de hipertensão, diabetes e saúde mental, ações em grupo (como grupos de tabagismo), visitas domiciliares da equipe de Estratégia de Saúde da Família, atendimento odontológico e consulta de enfermagem com ultrassom para gestantes e inserção ou remoção de DIU.

Quanto aos procedimentos realizados, são oferecidos curativos, inserção e remoção de DIU, nebulização, pequenos procedimentos (suturas, lavagens de ouvido, troca de sonda vesical), administração de medicação intramuscular e intravenosa, medição da pressão arterial, remoção de pontos, tração de drenos e remoção de unhas encravadas.

A equipe do DAB orienta que a população agende seus exames por meio do sistema Sisreg, e todas as unidades contam com salas de vacinação para atualização da caderneta de crianças e adultos.

Fonte: Gabriela Suematsu - CCS




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.